Serviços

A clínica ErgoSports oferece diversos atendimentos e tratamentos com alta qualidade. Conta com uma equipe de fisioterapeutas, nutricionistas, massoterapeuta e esteticista qualificados e especialistas em cada área, utiliza equipamentos de última geração e agradável ambiente de tratamento. Tem como maior diferencial o atendimento personalizado.

Implante um processo de ergonomia e além de atender a Legislação trabalhista, ainda otimiza o desempenho profissional, aumentando a produtividade e reduzindo a ocorrência de doenças ocupacionais.
Temos a melhor proposta comercial para sua empresa, solicite um orçamento pelo fone: 47-3026-4030 ou pelo e-mail: comercial@cremest.com.br

“A ergonomia é a ciência que se ocupa com a adequação do posto de trabalho, dos equipamentos, das ferramentas, do ambiente e da própria organização do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando sempre o máximo de conforto, segurança e produtividade”. (Dr. Nadion Rogério Indalêncio)

Vantagens para a empresa ao implantar um processo de ergonomia:
Otimizar o desempenho profissional (aumento de produtividade)
Fornecer os dados para elaboração de Manuais
Normas e Procedimentos para trabalho
Racionalizar as tarefas
Minimizar os dispêndios energéticos
Melhorar o nível de conforto do ambiente do trabalho
Corrigir posturas dos trabalhadores
Minimizar a ocorrência de doenças ocupacionais oriundas dos postos de trabalho
Reduzir despesas com tratamentos médicos e cirúrgicos
Reduzir ações trabalhistas
Reduzir o estresse ocupacional
Reduzir o absenteísmo
Fornecer dados atualizados para o treinamento do pessoal e da hierarquia
Atender a legislação trabalhista
Fornecer os dados para elaboração de Manuais

Serviços em Ergonomia:

Perícia Médica, Ergonômica e Técnica
Atuação como perito assistente em processos onde há envolvimento de doenças ocupacionais, realizando os quesitos, desenvolvendo análises do trabalho, acompanhamento de perícias judicias, perícias médicas, etc.

Exame funcional pré-admissional
O Exame funcional pré-admissional tem como objetivo detectar pré-disposições a desenvolver doenças ocupacionais e ou identificar doenças existentes, correlacionando o exame com a atividade que o candidato irá executar na empresa. Este exame é caracterizado como mais um recurso a disposição dos médicos do trabalho para auxílio no exame admissional.

Análise Ergonômica do Trabalho – AET
Também chamada de Parecer Ergonômico ou Laudo Ergonômico, trata-se de um documento essencial na avaliação quantitativa e qualitativa dos riscos ergonômicos presentes nos postos de trabalho.
Nossa AET tem como objetivo realizar avaliação dos riscos ergonômicos, utilizando-se de várias ferramentas de análise ergonômica, escolhidas de acordo com a atividade a ser avaliada. Traz também as sugestões de melhorias para eliminação ou controle dos riscos ergonômicos, além de atender a Legislação Trabalhista (NR17) e Previdenciária (e-Social).
“Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.”(NR17- Item 17.1.2)

AET Plus – Análise Ergonômica do Trabalho Plus
(ou Laudo Ergonômico ou Parecer Ergonômico)
Esta AET tem como diferencial uma análise complexa e aprofundada dos postos de trabalho, utilizando-se de recursos de cronoanálise, avaliação feita em cada ação técnica, mensuração de ângulos e de quantidade de movimentos através de análises de vídeos em dois planos, além de várias ferramentas de análise ergonômica, escolhidas de acordo com a atividade a ser avaliada, buscando assim um levantamento detalhado dos riscos ergonômicos de cada atividade, trazendo também as sugestões de melhorias para eliminação ou controle dos riscos ergonômicos, além de atender a Legislação Trabalhista (NR17) e Previdenciária (e-Social).

Assessoria na área de ergonomia

Treinamento e Implantação de Comitê de Ergonomia

Definição do Perfil Antropométrico

Reenquadramento Laboral

Reabilitação do INSS

Treinamentos na área de Ergonomia:
Curso de Capacitação em Ergonomia
Ergonomia para Ambientes de Escritórios
Treinamento de Postura no Trabalho
Ergonomia Básica Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, conf. NR17

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A Cremest possui vasta experiência em desenvolver os laudos PPRA, PCMSO e LTCAT nos mais variados ramos empresariais: hospitalar; portos, plásticos; fundição, malharias, químicos, mecânicas, borrachas, transporte, construção civil, alimentos, vigilância, etc…

Laudos:

PGR – Programa de Gerenciamento de Risco – A partir de Agosto de 2021 entrará em vigor o novo PGR. Confira abaixo como a sua empresa pode atender a todos os requisitos legais.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 07
É realizado pelo médico do trabalho, que baseado nos riscos ambientais existentes: físicos, químicos e biológicos, definirá os exames necessários ao controle da saúde dos trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR09
É um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes: físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo como objetivo a proteção do meio ambiente e dos trabalhadores.

LTCAT -Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Instituído pela Lei nº 8.212/91 e nº 8.213/91 e aprovado pelo Decreto nº3.048/99; classifica as atividades com relação a Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial, tem como finalidade atender as normas do INSS e as NR’s 15 e 16 do Ministério do Trabalho.  É elaborado a partir de um levantamento e mensuração de agentes químicos, físicos e biológicos, para definir a existência de riscos ambientais e possíveis reflexos sobre a saúde dos trabalhadores.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

PCA – Programa de Conservação Auditiva

Além dos laudos citados acima, ainda realizamos:

Dosimetrias
Avaliação do Estresse Térmico
Avaliação de Vibração

Análises Quantitativas dos Agentes Químicos e Físicos
Treinamentos na área de Segurança:
1. NR 5 – CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho tem como objetivo integrar e sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de preservar sua saúde física e mental. As empresas devem anualmente, de acordo com a NR 5 da portaria 3214/78*, promoverem a SIPAT, desenvolvendo palestras, tendo temas voltados para segurança e saúde do trabalhador.
*LEGISLAÇÃO: Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O: “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho –SIPAT”.
Porém, apesar de ser obrigatória, é importante que a mesma seja realizada de maneira dinâmica e instrutiva, para que haja a real participação de seus funcionários, permitindo que o objetivo realmente seja alcançado. Por esse motivo, desenvolvemos junto com nossos clientes SIPAT’s abordando os temas obrigatórios de maneira dinâmica, bem como temas atuais, conforme a necessidade da empresa.

Atividades que podem ser desenvolvidas:

Palestras – Realizadas por profissionais renomados em suas áreas, de acordo com o tema abordado, duram em média  uma hora.

  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros
  • Stress
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Drogas
  • Prevenção de Acidentes
  • EPIs
  • Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, conforme NR17
  • Aprenda a Adaptar seu Posto de Trabalho no Escritório
  • Postura no trabalho
  • Ergonomia como fator de prevenção às doenças ocupacionais
  • Os benefícios da Ginástica Laboral
  • Qualidade de Vida
  • A Máquina Humana

Stand da Saúde – Criação de um espaço onde serão apresentados através de cartazes, folders,  pequenos vídeos e explanações de temas diversos por profissionais da saúde, que poderão ser explanados de maneira mais dinâmica, envolvendo os visitantes com sorteio de brindes, por exemplo.
Algumas opções de  Stand da Saúde:
Stand da Saúde – DSTs
Stand da Saúde – Métodos Contraceptivos e ou Saúde da Mulher e do Homem
Stand da Saúde – Dicas de Atividade Física
Momento Relax  – Cadeira  Quick de Massagem
Aulão de Ginástica Laboral

Observação: O cliente poderá contratar todos os serviços citados acima através de um pacote, ou escolher quais possuir maior interesse e solicitar o orçamento por serviço.

Veja a galeria de fotos de alguns eventos em Sipat’s

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Oferecemos um serviço diferenciado em Medicina e Segurança do Trabalho às empresas de Joinville e região, onde, além de oferecer um atendimento médico de referência e suporte para discussões de casos, concentra na própria clínica um grande número de exames complementares, evitando perda de tempo e deslocamentos desnecessários.   Também disponibilizamos uma equipe para fazer os periódicos “in company”, realizando tanto os exames complementares, como os exames clínicos.

Nossos Diferenciais:

  • Clínica bem localizada com estacionamento próprio;
  • Corpo Clínico Qualificado;
  • Equipe interna de suporte ao cliente;
  • Trabalhamos com horários agendados, evitando perdas de tempo com longas esperas;
  • A maioria dos exames são realizados na clínica (Joinville), evitando deslocamento do funcionário em vários endereços;
  • Trabalhamos com softwares que realiza toda a gestão de medicina e segurança do trabalho, além de fazer o controle e envio das informações para os clientes no que se refere ao e-Social.
  • Retorno e orientações de conduta sobre exames alterados;
  • Parceria em SIPAT’s;
  • Suporte Técnico em Ergonomia, Medicina e Segurança do Trabalho diretamente com diretor técnico;
  • Horário de atendimento Médico das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h de segunda-feira a sexta-feira.

Conheça nossos serviços:

  • Elaboração e coordenação de PCMSO
  • Realização de Periódicos diretamente nas empresas (acima de 15 de exames)
  • Consultoria Técnica em Processos Trabalhistas

Atendimentos in company
Contamos com uma estrutura equipada para poder realizar exames in company, tanto os exames clínicos como os exames complementares, como EEG, ECG, Dinamometria, Audiometrias, Acuidade Visual, Espirometria, Exames Laboratoriais.  Tudo isso para melhor atender, otimizar e facilitar a rotina da gestão em medicina do trabalho para nosso cliente, além de reduzir custos para as empresas, evitando gastos com tempo e deslocamentos desnecessários.

  • Perícia Médica, Ergonômica e Técnica
    Atuação como perito assistente em processos onde há envolvimento de doenças ocupacionais, realizando os quesitos, desenvolvendo análises do trabalho, acompanhamento de perícias judicias, perícias médicas, etc.

Exames Clínicos:

  • Admissionais
  • Periódicos
  • Demissionais
  • Retorno ao Trabalho
  • Mudança de Função
  • Consultas Ocupacionais
  • Homologação de Atestado

Exames Complementares:

  • Audiometrias
  • Exames Laboratoriais
  • Exames de Imagem – terceirizado
  • Acuidade Visual
  • Dinamometrias: Lombar, Palmar e Escapular
  • Espirometria
  • ECG – Eletrocardiograma
  • EEG – Eletroencefalograma
  • Exame funcional pré-admissional
    O Exame funcional pré-admissional tem como objetivo detectar pré-disposições a desenvolver doenças ocupacionais e ou identificar doenças existentes, correlacionando o exame com a atividade que o candidato irá executar na empresa. Este exame é caracterizado como mais um recurso a disposição dos médicos do trabalho para auxílio no exame admissional.

eSocial é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, que tem por objetivo unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, armazenando-as no Ambiente Nacional Virtual do eSocial. Possibilitando aos órgãos participantes do projeto, sua efetiva utilização para fins Trabalhistas, Previdenciários e Fiscais na apuração de tributos e do FGTS.

A CREMEST trabalha com o Software SOC e com sistema local, que realiza toda a Gestão de Saúde e Segurança do trabalho, além de fazer o controle e o envio das informações referentes ao eSocial.

Nossos sistemas já possuem as informações referentes à Saúde e Segurança do Trabalho de nossos clientes.  Esses dados correspondem a uma parcela do montante exigido pelo Governo Federal. 

Entre as informações solicitadas, o nosso foco está concentrado em atender a parte do projeto relativa a Saúde e Segurança, representada pelos seguintes leiautes:

  • S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2230 Afastamento Temporário;
  • S-2240 Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco;

Como a Cremest Atenderá seus Clientes através do SOC?

Atenderemos nossos clientes em uma das 3 formas disponíveis e a escolha será definida com cada Cliente:

1. Mensageria SOC

Através do nosso sistema, se cria, gerencia e transmite o leiaute no formato do eSocial diretamente ao Governo Federal, não havendo a necessidade de participação do cliente neste processo, sendo que receberá os comprovantes de envio.


2. Portal e-Social

Através de nosso sistema, se cria, gerencia e disponibiliza ao cliente o leiaute no formato do eSocial e este arquivo será enviado para o cliente ou para sua contabilidade que enviará ao Governo Federal.


3. Integração com outros Sistemas (Exporta Dados – Web Service)

É possível a integração entre nosso sistema SOC e o sistema de sua empresa.

Essa solução permite que os dados de Saúde e Segurança do Trabalho exigidos pelo eSocial sejam integrados aos Sistemas de Folha de Pagamento/RH da empresa, que serão os responsáveis por reproduzir e transmitir os leiautes ao Governo Federal.

Normas Regulamentadoras

Nos dias 9 e 10 de março de 2020, foi aprovado dois novos decretos. Trata-se do Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR e do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO, e revogando assim o PPRA. São elas:

A previsão para a implantação do PGR e GRO é para janeiro de 2022.

PGR – PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades. O PGR engloba uma série de ações, estratégicas e documentos que visa fazer o gerenciamento dos riscos ocupacionais e da saúde ocupacional.

Para atender os requisitos legais é necessário seguir 6 etapas:

1. Reconhecimento dos Perigos, que são estes:

  • Risco físico
  • Químico
  • Biológico
  • Ergonômico
  • Acidentes

2. Análise de tratamento e priorização dos perigos

Após analisar tem que se determinar a priorização e os devidos tratamento dos perigos.

3. Elaboração do inventário de riscos

Conhecendo todos os perigos que a empresa apresenta você deverá dar a prioridade neles, na qual você irá elaborar o inventário de riscos.

4. Elaboração do plano de ação

A empresa irá trabalhar em cima dos riscos avaliados ou quando não for caracterizado segundo a legislação riscos. Ela fará o monitoramento dos agentes.

5. Reunião de todos os programas de prevenção

Atualmente a metodologia mais utilizada para o gerenciamento de riscos é o PDCA e o seu significado é Planejar (P) Executar (D) Agir (A) e Checar (C), tendo em vista todas essas ações desenvolvidas e o gerenciamento finalizado, a empresa terá o novo programa de gerenciamento de riscos ocupacionais.

6. Gerenciamento contínuo do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais)

Trata-se de um novo parâmetro da NR-01 que vem para criar um método mais eficaz de gerenciamento de riscos dentro das empresas. O GRO está contido dentro do PGR. Ou seja, o GRO é parte do Programa de Gerenciamento de Riscos. Possui um método próprio para a identificação e a gestão de todos os possíveis riscos e perigos encontrados em ambiente ocupacional. Assim, o processo se torna mais simples e menos burocrático.

A Importância do PGR e do GRO

Enquanto o PGR consiste em um conjunto de técnicas e ações para prevenir acidentes de trabalho, o GRO se trata de uma estratégia completa desenvolvida com o objetivo de orientar e guiar empresas e colaboradores sobre o mapeamento, gerenciamento e fiscalização de possíveis riscos no ambiente de trabalho.

Não deixe para a última hora, esteja com seus laudos em dia, para maiores informações segue nossos contatos.

Telefones (47)3026-4030 ou (47)99919-0027 com Eduarda

 E-mail: comercial@cremest.com.br

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