PGR – GRO

A Transição do PPRA para o PGR 

Foi publicada no dia 6 de dezembro, a Nota Técnica SEI nº 51363/2021/ME com esclarecimentos acerca da transição entre o antigo PPRA (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais) da NR 9 e o novo PGR (Programa de Gerenciamento de Risco) da NR 1.

Os novos textos destas normas entraram em vigor no dia 3 de janeiro de 2022, quando as organizações deverão implementar o GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e elaborar seu respectivo PGR, podendo utilizar parcialmente as informações que constam no seu PPRA para estruturar o PGR, conforme detalhado na Nota Técnica.

Desde a publicação da nova NR 1 em 09/03/2020, as organizações poderiam ter iniciado a preparação para a futura aplicação do PGR (que envolve todos os riscos e pressupõe planos de ação). A partir de 3 de janeiro de 2022, todas as organizações deverão estar com o seu processo de gerenciamento de riscos implementado e seu respectivo PGR elaborado, podendo utilizar parte das informações produzidas pelo PPRA no que tange aos riscos físicos, químicos e biológicos, mas não se limitando a esses. Ou seja, as informações e dados constantes do PPRA não serão necessariamente descartadas.

A nova NR 01 estabelece que o PGR deve ser um processo contínuo, a ser revisto a cada 2 (dois) anos ou quando da ocorrência das seguintes situações: implementação das medidas de prevenção; após modificações nas tecnologias, ambientes, processos, condições, procedimentos e organização do trabalho que impliquem em novos riscos ou modifiquem os riscos existentes; quando identificadas inadequações, insuficiências ou ineficácias das medidas de prevenção; na ocorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, e quando houver mudança nos requisitos legais aplicáveis. 

Conclui-se, portanto, que as organizações deverão implementar o GRO e elaborar seu respectivo PGR, que substituirá com vantagens o PPRA a partir de 3 de janeiro de 2022, podendo utilizar parte das informações que constam no seu PPRA para estruturar o PGR

PGR – PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades. O PGR engloba uma série de ações, estratégicas e documentos que visa fazer o gerenciamento dos riscos ocupacionais e da saúde ocupacional.

Para atender os requisitos legais é necessário seguir 6 etapas:

1. Reconhecimento dos Perigos, que são estes:

  • Risco físico
  • Químico
  • Biológico
  • Ergonômico
  • Acidentes

2. Análise de tratamento e priorização dos perigos

Após analisar tem que se determinar a priorização e os devidos tratamento dos perigos.

3. Elaboração do inventário de riscos

Conhecendo todos os perigos que a empresa apresenta você deverá dar a prioridade neles, na qual você irá elaborar o inventário de riscos.

4. Elaboração do plano de ação

A empresa irá trabalhar em cima dos riscos avaliados ou quando não for caracterizado segundo a legislação riscos. Ela fará o monitoramento dos agentes.

5. Reunião de todos os programas de prevenção

Atualmente a metodologia mais utilizada para o gerenciamento de riscos é o PDCA e o seu significado é Planejar (P) Executar (D) Agir (A) e Checar (C), tendo em vista todas essas ações desenvolvidas e o gerenciamento finalizado, a empresa terá o novo programa de gerenciamento de riscos ocupacionais.

6. Gerenciamento contínuo do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais)

Trata-se de um novo parâmetro da NR-01 que vem para criar um método mais eficaz de gerenciamento de riscos dentro das empresas. O GRO está contido dentro do PGR. Ou seja, o GRO é parte do Programa de Gerenciamento de Riscos. Possui um método próprio para a identificação e a gestão de todos os possíveis riscos e perigos encontrados em ambiente ocupacional. Assim, o processo se torna mais simples e menos burocrático.

A Importância do PGR e do GRO

Enquanto o PGR consiste em um conjunto de técnicas e ações para prevenir acidentes de trabalho, o GRO se trata de uma estratégia completa desenvolvida com o objetivo de orientar e guiar empresas e colaboradores sobre o mapeamento, gerenciamento e fiscalização de possíveis riscos no ambiente de trabalho.

Não deixe para a última hora, esteja com seus laudos em dia, para maiores informações segue nossos contatos.

Telefones (47)3026-4030 ou (47)99919-0027 com Eduarda

 E-mail: comercial@cremest.com.br

Open chat
Precisa de Ajuda?