Serviços

A clínica ErgoSports oferece diversos atendimentos e tratamentos com alta qualidade. Conta com uma equipe de fisioterapeutas, nutricionistas, massoterapeuta e esteticista qualificados e especialistas em cada área, utiliza equipamentos de última geração e agradável ambiente de tratamento. Tem como maior diferencial o atendimento personalizado.

Implante um processo de ergonomia e além de atender a Legislação trabalhista, ainda otimiza o desempenho profissional, aumentando a produtividade e reduzindo a ocorrência de doenças ocupacionais.
Temos a melhor proposta comercial para sua empresa, solicite um orçamento pelo fone: 47-3026-4030 ou pelo e-mail: comercial@cremest.com.br

“A ergonomia é a ciência que se ocupa com a adequação do posto de trabalho, dos equipamentos, das ferramentas, do ambiente e da própria organização do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando sempre o máximo de conforto, segurança e produtividade”. (Dr. Nadion Rogério Indalêncio)

Vantagens para a empresa ao implantar um processo de ergonomia:
Otimizar o desempenho profissional (aumento de produtividade)
Fornecer os dados para elaboração de Manuais
Normas e Procedimentos para trabalho
Racionalizar as tarefas
Minimizar os dispêndios energéticos
Melhorar o nível de conforto do ambiente do trabalho
Corrigir posturas dos trabalhadores
Minimizar a ocorrência de doenças ocupacionais oriundas dos postos de trabalho
Reduzir despesas com tratamentos médicos e cirúrgicos
Reduzir ações trabalhistas
Reduzir o estresse ocupacional
Reduzir o absenteísmo
Fornecer dados atualizados para o treinamento do pessoal e da hierarquia
Atender a legislação trabalhista
Fornecer os dados para elaboração de Manuais

Serviços em Ergonomia:

Perícia Médica, Ergonômica e Técnica
Atuação como perito assistente em processos onde há envolvimento de doenças ocupacionais, realizando os quesitos, desenvolvendo análises do trabalho, acompanhamento de perícias judicias, perícias médicas, etc.

Exame funcional pré-admissional
O Exame funcional pré-admissional tem como objetivo detectar pré-disposições a desenvolver doenças ocupacionais e ou identificar doenças existentes, correlacionando o exame com a atividade que o candidato irá executar na empresa. Este exame é caracterizado como mais um recurso a disposição dos médicos do trabalho para auxílio no exame admissional.

Análise Ergonômica do Trabalho – AET
Também chamada de Parecer Ergonômico ou Laudo Ergonômico, trata-se de um documento essencial na avaliação quantitativa e qualitativa dos riscos ergonômicos presentes nos postos de trabalho.
Nossa AET tem como objetivo realizar avaliação dos riscos ergonômicos, utilizando-se de várias ferramentas de análise ergonômica, escolhidas de acordo com a atividade a ser avaliada. Traz também as sugestões de melhorias para eliminação ou controle dos riscos ergonômicos, além de atender a Legislação Trabalhista (NR17) e Previdenciária (e-Social).
“Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.”(NR17- Item 17.1.2)

AET Plus – Análise Ergonômica do Trabalho Plus
(ou Laudo Ergonômico ou Parecer Ergonômico)
Esta AET tem como diferencial uma análise complexa e aprofundada dos postos de trabalho, utilizando-se de recursos de cronoanálise, avaliação feita em cada ação técnica, mensuração de ângulos e de quantidade de movimentos através de análises de vídeos em dois planos, além de várias ferramentas de análise ergonômica, escolhidas de acordo com a atividade a ser avaliada, buscando assim um levantamento detalhado dos riscos ergonômicos de cada atividade, trazendo também as sugestões de melhorias para eliminação ou controle dos riscos ergonômicos, além de atender a Legislação Trabalhista (NR17) e Previdenciária (e-Social).

Check List para avaliação ergonômica e-Social
Este Check list tem como objetivo auxiliar no levantamento de informações para responder aos itens da Tabela de risco do e-Social. Ao realizar este Check list a empresa terá também um mapeamento do risco ergonômico (baseado nos critérios do que poderá servir como base para uma análise ergonômica do trabalho (AET) mais detalhada).

Assessoria na área de ergonomia

Treinamento e Implantação de Comitê de Ergonomia

Definição do Perfil Antropométrico

Reenquadramento Laboral

Reabilitação do INSS

Treinamentos na área de Ergonomia:
Curso de Capacitação em Ergonomia
Ergonomia para Ambientes de Escritórios
Treinamento de Postura no Trabalho
Ergonomia Básica Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, conf. NR17

Temos a melhor proposta comercial para sua empresa, solicite um orçamento pelo fone: 47-3026-4030 ou pelo e-mail: comercial@cremest.com.br

A Cremest possui vasta experiência em desenvolver os laudos PPRA, PCMSO e LTCAT nos mais variados ramos empresariais: hospitalar; portos, plásticos; fundição, malharias, químicos, mecânicas, borrachas, transporte, construção civil, alimentos, vigilância, etc…

Laudos:

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 07
É realizado pelo médico do trabalho, que baseado nos riscos ambientais existentes: físicos, químicos e biológicos, definirá os exames necessários ao controle da saúde dos trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos AmbientaisNR09
É um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes: físicos, químicos, bilógicos e ergonômicos, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo como objetivo a proteção do meio ambiente e dos trabalhadores.

LTCAT -Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Instituído pela Lei nº 8.212/91 e nº 8.213/91 e aprovado pelo Decreto nº3.048/99; classifica as atividades com relação a Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial, tem como finalidade atender as normas do INSS e as NR’s 15 e 16 do Ministério do Trabalho.  É elaborado a partir de um levantamento e mensuração de agentes químicos, físicos e biológicos, para definir a existência de riscos ambientais e possíveis reflexos sobre a saúde dos trabalhadores.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

PCA – Programa de Conservação Auditiva

Além dos laudos citados acima, ainda realizamos:

Dosimetrias
Avaliação do Estresse Térmico
Avaliação de Vibração

Análises Quantitativas dos Agentes Químicos e Físicos
Treinamentos na área de Segurança:
1. NR 5 – CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Ginástica Laboral é um conjunto de exercícios específicos realizados no local de trabalho, que atua de forma preventiva e terapêutica, buscando compensar as sobrecargas da atividade laborativa. Sabendo de grande importância para a empresa, bem como para os seus colaboradores. Nos preocupamos em desenvolver um trabalho diferenciado e com grande comprometimento para seus clientes, pois os métodos são os mais corretos e que se adaptam a necessidade real de cada setor de trabalho segundo sua exigência física, buscando sempre compensar as sobrecargas do trabalho.

Além dos exercícios realizados na aula, o programa ainda conta com a realização de:

  • Blitz Postural
  • Dicas de Saúde
  • Dinâmicas

Temos a melhor proposta comercial de acordo com a necessidade de sua empresa, solicite um orçamento pelo fone: 47-3026-4030 ou pelo e-mail: comercial@cremest.com.br

 

 Temos a melhor proposta comercial para sua empresa, solicite um orçamento pelo fone: 47-3026-4030 ou pelo e-mail: comercial@cremest.com.br

Oferecemos um serviço diferenciado em Medicina e Segurança do Trabalho às empresas de Joinville e região, onde, além de oferecer um atendimento médico de referência e suporte para discussões de casos, concentra na própria clínica um grande número de exames complementares, evitando perda de tempo e deslocamentos desnecessários.   Também disponibilizamos uma equipe para fazer os periódicos “in company”, realizando tanto os exames complementares como os exames clínicos.

Nossos Diferenciais:

  • Clínica bem localizada com estacionamento próprio;
  • Corpo Clínico Qualificado;
  • Equipe interna de suporte ao cliente;
  • Trabalhamos com horários agendados, evitando perdas de tempo com longas esperas;
  • A maioria dos exames são realizados na clínica (Joinville), evitando deslocamento do funcionário em vários endereços;
  • Trabalhamos com um software que realiza toda a gestão de medicina e segurança do trabalho, além de fazer o controle e envio das informações para os clientes no que se refere ao e-Social.
  • Retorno e orientações de conduta sobre exames alterados;
  • Parceria em SIPAT’s;
  • Suporte Técnico em Ergonomia, Medicina e Segurança do Trabalho diretamente com diretor técnico;
  • Horário de atendimento Médico das 8h às 12h e das 13:30h às 18h de segunda-feira a sexta-feira.

Conheça nossos serviços:

  • Elaboração e coordenação de PCMSO
  • Realização de Periódicos diretamente nas empresas (acima de 15 de exames)
  • Consultoria Técnica em Processos Trabalhistas

Atendimentos in company
Contamos com uma estrutura equipada para poder realizar exames in company, tanto os exames clínicos como os exames complementares, como EEG, ECG, Dinamometria, Audiometrias, Acuidade Visual, Espirometria, Coletas de Sangue.  Tudo isso para melhor atender, otimizar e facilitar a rotina da gestão em medicina do trabalho para nosso cliente, além de reduzir custos para as empresas, evitando gastos com tempo e deslocamentos desnecessários.

  • Perícia Médica, Ergonômica e Técnica
    Atuação como perito assistente em processos onde há envolvimento de doenças ocupacionais, realizando os quesitos, desenvolvendo análises do trabalho, acompanhamento de perícias judicias, perícias médicas, etc.

Exames Clínicos:

  • Admissionais
  • Periódicos
  • Demissionais
  • Retorno ao Trabalho
  • Mudança de Função
  • Consultas Ocupacionais
  • Homologação de Atestado

Exames Complementares:

  • Audiometrias
  • Exames Laboratoriais
  • Exames de Imagem – terceirizado
  • Acuidade Visual
  • Dinamometrias: Lombar, Palmar e Escapular
  • Espirometria
  • ECG – Eletrocardiograma
  • EEG – Eletroencefalograma
  • Exame funcional pré-admissional
    O Exame funcional pré-admissional tem como objetivo detectar pré-disposições a desenvolver doenças ocupacionais e ou identificar doenças existentes, correlacionando o exame com a atividade que o candidato irá executar na empresa. Este exame é caracterizado como mais um recurso a disposição dos médicos do trabalho para auxílio no exame admissional.

 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho tem como objetivo integrar e sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de preservar sua saúde física e mental. As empresas devem anualmente, de acordo com a NR 5 da portaria 3214/78*, promoverem a SIPAT, desenvolvendo palestras, tendo temas voltados para segurança e saúde do trabalhador.
*LEGISLAÇÃO: Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O: “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho –SIPAT”.
Porém, apesar de ser obrigatória, é importante que a mesma seja realizada de maneira dinâmica e instrutiva, para que haja a real participação de seus funcionários, permitindo que o objetivo realmente seja alcançado. Por esse motivo, desenvolvemos junto com nossos clientes SIPAT’s abordando os temas obrigatórios de maneira dinâmica, bem como temas atuais, conforme a necessidade da empresa.

Atividades que podem ser desenvolvidas:

Palestras – Realizadas por profissionais renomados em suas áreas, de acordo com o tema abordado, duram em média  uma hora.

  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros
  • Stress
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Drogas
  • Prevenção de Acidentes
  • EPIs
  • Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, conforme NR17
  • Aprenda a Adaptar seu Posto de Trabalho no Escritório
  • Postura no trabalho
  • Ergonomia como fator de prevenção às doenças ocupacionais
  • Os benefícios da Ginástica Laboral
  • Qualidade de Vida
  • A Máquina Humana

Stand da Saúde – Criação de um espaço onde serão apresentados através de cartazes, folders,  pequenos vídeos e explanações de temas diversos por profissionais da saúde, que poderão ser explanados de maneira mais dinâmica, envolvendo os visitantes com sorteio de brindes, por exemplo.
Algumas opções de  Stand da Saúde:
Stand da Saúde – DSTs
Stand da Saúde – Métodos Contraceptivos e ou Saúde da Mulher e do Homem
Stand da Saúde – Dicas de Atividade Física
Momento Relax  – Cadeira  Quick de Massagem
Aulão de Ginástica Laboral

Observação: O cliente poderá contratar todos os serviços citados acima através de um pacote, ou escolher quais possuir maior interesse e solicitar o orçamento por serviço.

Veja a galeria de fotos de alguns eventos em Sipat’s