Serviços

A clínica ErgoSports oferece diversos atendimentos e tratamentos com alta qualidade. Conta com uma equipe de fisioterapeutas, nutricionistas, massoterapeuta e esteticista qualificados e especialistas em cada área, utiliza equipamentos de última geração e agradável ambiente de tratamento. Tem como maior diferencial o atendimento personalizado.

Temos a melhor proposta comercial para sua empresa, solicite um orçamento pelo fone: 47-3026-4030 ou pelo e-mail: comercial@cremest.com.br

“A ergonomia é a ciência que se ocupa com a adequação do posto de trabalho, dos equipamentos, das ferramentas, do ambiente e da própria organização do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando sempre o máximo de conforto, segurança e produtividade”. (Dr. Nadion Rogério Indalêncio)

Vantagens para a empresa ao implantar um processo de ergonomia:

  • Otimizar o desempenho profissional (aumento de produtividade)
    Fornecer os dados para elaboração de Manuais
  • Normas e Procedimentos para trabalho
  • Racionalizar as tarefas
  • Minimizar os dispêndios energéticos
  • Melhorar o nível de conforto do ambiente do trabalho
  • Corrigir posturas dos trabalhadores
  • Minimizar a ocorrência de doenças ocupacionais oriundas dos postos de trabalho
  • Reduzir despesas com tratamentos médicos e cirúrgicos
  • Reduzir ações trabalhistas
  • Reduzir o estresse ocupacional
  • Reduzir o absenteísmo
  • Fornecer dados atualizados para o treinamento do pessoal e da hierarquia
  • Atender a legislação trabalhista

Serviços em Ergonomia:

Análise Ergonômica do Trabalho – AET
A análise ergonômica do trabalho irá definir sobre as condições de conforto, produtividade e segurança do ambiente de trabalho. Ao fazer uma análise ergonômica, não se pode ficar apenas no posto de trabalho; é necessário também verificar as características do ambiente (principalmente quanto ao conforto térmico, acústico e iluminação), a análise do método de trabalho, análise do sistema de trabalho e análise cognitiva no trabalho.
Objetivo da AET: Atender a legislação brasileira existente adequando os ambientes de trabalho e objetivando a preservação da segurança e saúde ocupacional, conforto e produtividade.
Enquadramento Legal:
Ergonomia – NR 17 (Normas Regulamentadoras aprovadas pela portaria 3.214). Conforme previsto no item 17.1.2, “Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.”
Critérios Observados: Todos os itens exigidos pela NR17 e seus subítens:

  • 17.2. Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.
  • 17.3. Mobiliário dos postos de trabalho.
  • 17.4. Equipamentos dos postos de trabalho.
  • 17.5. Condições ambientais de trabalho.
  • 17.6. Organização do trabalho.

Método de Avaliação inclui a utilização de várias ferramentas de análise ergonômica que são selecionadas de acordo com a necessidade do posto, tais como:
Método semi quantitativo de Moore e Garg, Método de Sue Rodgers, NIOSH, RULA, OWAS, REBA, Análise biomecânica, Check Lists, Avaliações fisiológicas e outras que necessitarem.

Assessoria na área de ergonomia
Assessoria para diagnóstico e aplicação de soluções ergonômicas na concepção de novos postos, layouts, equipamentos/máquinas, etc; na correção dos postos de trabalhos, dos métodos e da organização do trabalho e na sensibilização dos funcionários.

Comitê de Ergonomia
Tem como objetivo implantar e dar suporte ao comitê de ergonomia dentro da empresa. Estruturar e capacitar profissionais internos da empresa para o andamento do mesmo. O Comitê de Ergonomia gerenciará as avaliações, análises, implantação, registros e divulgação dos resultados dos projetos ergonômicos.

Definição do Perfil Antropométrico
Com o intuito de diminuir a exposição a riscos ergonômicos e desta forma amenizar os riscos de doenças ocupacionais, nos postos onde não há possibilidade de regulagens e ajustes na altura, define-se um perfil antropométrico para a atividade. Este perfil serve de guia para novas contratações ou mudanças de função, o perfil antropométrico é definido a partir de medidas do posto de trabalho e do tipo de atividade.

Exame funcional pré-admissional
O Exame funcional é realizado por fisioterapeuta com o objetivo de detectar pré-disposições a desenvolver doenças ocupacionais e/ou identificar doenças existentes, correlacionando o exame com a atividade que o candidato irá executar na empresa. O exame funcional Pré-admissional é caracterizado como mais um recurso a disposição dos médicos do trabalho para auxílio do exame admissional.

Ginástica Laboral
Como definição temos que a ginástica laboral é um conjunto de exercícios específicos realizados dentro do local de trabalho, que atua de forma preventiva e terapêutica, buscando compensar as sobrecargas da atividade laborativa. Os programas são desenvolvidos a partir de um diagnóstico funcional do trabalhador e seu posto de trabalho, personalizando o programa para cada setor da empresa. A Ginástica Laboral quando associada a programas de ergonomia tem apresentado ótimos resultados na prevenção das doenças ocupacionais, reduzindo absenteísmo, rotatividade e queixas dolorosas.

Laudo Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP)
O Executivo Federal encaminhou ao Congresso Nacional a MP 316 visando aprovar o NTEP “conceda o benefício auxílio-doença acidentário (B-91), invertendo-se o ônus da prova, em favor do trabalhador acidentado”.
Decreto nº 6.042 – de 12 de fevereiro de 2007: “Altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de maio de 1999, disciplina a aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção – FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico, e dá outras providências”. Após a emissão do benefício, se o mesmo foi considerado como auxílio-doença acidentário (B91) e a empresa, entendendo que a causa da doença não seja de origem ocupacional, terá 15 dias para apresentar defesa na Previdência Social.
Nossa equipe atua na análise de nexo da patologia com a atividade, correlacionando as possíveis sobrecargas físicas do trabalho com a etiologia da patologia em questão. Não havendo nexo, este laudo poderá ser encaminhado a Previdência para servir como defesa, havendo Nexo o laudo traz sugestões de melhorias para a situação.

Perícia médica e técnica
Atuação como perito assistencial em processos onde há envolvimento de doenças ocupacionais, realizando os quesitos, desenvolvendo análises do trabalho, acompanhamento de perícias judicias, perícias médicas, etc.

Programas de prevenção a doenças ocupacionais
Partindo de uma análise diagnóstica ergonômica e organizacional, desenvolve-se um programa de ações preventivas às doenças ocupacionais e acidentes do trabalho, com objetivo de reduzir/eliminar fatores de risco. Metodologia utilizada: implantação de rodízio nas atividades, pausas, micropausas, ginástica laboral, sensibilizações, treinamentos, seleção mínima, perfil antropométrico, adaptação gradativa no retorno ao trabalho, entre outras.

Reabilitação do INSS
A proposta visa auxiliar a empresa na reabilitação dos trabalhadores que por sugestão do INSS estão sendo recolocados na Empresa. Esta avaliação visa definir as dificuldades dos funcionários, definir um posto que o mesmo possa ser alocado em riscos a sua saúde e que o mesmo possa ser produtivo. Dar base para empresa em casos onde a reabilitação é inviável com relatório e laudo final que será apresentado ao INSS.

Reenquadramento Laboral
Auxílio de reenquadramento de funcionário afastado por doença ocupacional ou não, sendo que o trabalho consiste em uma avaliação cinético-funcional do trabalhador, buscando possíveis limitações para prática laborativa, definição e avaliação ergonômica do posto de trabalho do funcionário e acompanhamento do desenvolvimento das atividades e um parecer final quanto ao reenquadramento.

Treinamentos na área de Ergonomia:

  • Curso de Capacitação em Ergonomia
  • Ergonomia Básica Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, conf. NR17
  • Ergonomia para Ambientes de Escritórios
  • Treinamento de Postura no Trabalho

A Ginástica Laboral é um conjunto de exercícios específicos realizados dentro do local de trabalho, que atua de forma preventiva e terapêutica, buscando compensar as sobrecargas da atividade laborativa. Sabendo de grande importância para a empresa, bem como para os seus colaboradores. A CREMEST se preocupa em desenvolver um trabalho diferenciado e com grande comprometimento para seus clientes, pois os métodos são os mais corretos e que se adaptam a necessidade real de cada setor de trabalho segundo sua exigência física, buscando sempre compensar as sobrecargas do trabalho.

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A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho tem como objetivo integrar e sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de preservar sua saúde física e mental. As empresas devem anualmente, de acordo com a NR 5 da portaria 3214/78*, promoverem a SIPAT, desenvolvendo palestras, tendo temas voltados para segurança e saúde do trabalhador.
*LEGISLAÇÃO: Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O: “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho –SIPAT”.
Porém, apesar de ser obrigatória, é importante que a mesma seja realizada de maneira dinâmica e instrutiva, para que haja a real participação de seus funcionários, permitindo que o objetivo realmente seja alcançado. Por esse motivo, desenvolvemos junto com nossos clientes SIPAT’s abordando os temas obrigatórios de maneira dinâmica, bem como temas atuais, conforme a necessidade da empresa.

Atividades que podem ser desenvolvidas:

Palestras – Realizadas por profissionais renomados em suas áreas, de acordo com o tema abordado, duram em média  uma hora.

  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros
  • Stress
  • Alcoolismo
  • Tabagismo
  • Drogas
  • Prevenção de Acidentes
  • EPIs
  • Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, conforme NR17
  • Aprenda a Adaptar seu Posto de Trabalho no Escritório
  • Postura no trabalho
  • Ergonomia como fator de prevenção às doenças ocupacionais
  • Os benefícios da Ginástica Laboral
  • Qualidade de Vida
  • A Máquina Humana

Stand da Saúde – Criação de um espaço onde serão apresentados através de cartazes, folders,  pequenos vídeos e explanações de temas diversos por profissionais da saúde, que poderão ser explanados de maneira mais dinâmica, envolvendo os visitantes com sorteio de brindes, por exemplo.
Algumas opções de  Stand da Saúde:
Stand da Saúde – DSTs
Stand da Saúde – Métodos Contraceptivos e ou Saúde da Mulher e do Homen
Stand da Saúde – Dicas de Atividade Física
Momento Relax  – Cadeira  Quick de Massagem
Aulão de Ginástica Laboral

Observação: O cliente poderá contratar todos os serviços citados acima através de um pacote, ou escolher quais possuir maior interesse e solicitar o orçamento por serviço.

Veja a galeria de fotos de alguns eventos em Sipat’s

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A CREMEST possui vasta experiência em realizar os laudos PPRA, PCMSO e LTCAT nos mais variados ramos empresariais: hospitalar; portos, plásticos; fundição, malharias, químicos, mecânicas, borrachas, transporte, construção civil, alimentos, vigilância, etc…

Laudos:

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 07
É realizado pelo médico do trabalho, que baseado nos riscos ambientais existentes: físicos, químicos e biológicos, definirá os exames necessários ao controle da saúde dos trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos AmbientaisNR09
É um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes: físicos, químicos, bilógicos e ergonômicos, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo como objetivo a proteção do meio ambiente e dos trabalhadores.

LTCAT -Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Instituído pela Lei nº 8.212/91 e nº 8.213/91 e aprovado pelo Decreto nº3.048/99; classifica as atividades com relação a Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial, tem como finalidade atender as normas do INSS e as NR’s 15 e 16 do Ministério do Trabalho.  É elaborado a partir de um levantamento e mensuração de agentes químicos, físicos e biológicos, para definir a existência de riscos ambientais e possíveis reflexos sobre a saúde dos trabalhadores.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.

PPR – Programa de Proteção Respiratória

PCA – Programa de Conservação Auditiva

Além dos laudos citados acima, ainda realizamos:

Dosimetrias – doses de 8h
Análises Quantitativas dos Agentes Químicos e Físicos
Treinamentos na área de Segurança:
1. NR 5 – CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

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A CREMEST oferece um serviço diferenciado em Medicina e Segurança do Trabalho às empresas de Joinville e região, onde, além de oferecer um atendimento médico de referência e suporte para discussões de casos, concentra na própria clínica um grande número de exames complementares, evitando perda de tempo e deslocamentos desnecessários.  A CREMEST também disponibiliza uma equipe para fazer os periódicos “in company”, realizando tanto os exames complementares como os exames clínicos.

Nossos Diferenciais:

  • Clínica bem localizada com estacionamento próprio.
  • Corpo Clínico Qualificado;
  • Equipe interna de suporte ao cliente;
  • Trabalhamos com horários agendados, evitando perdas de tempo com longas esperas;
  • A maioria dos exames são realizados na clínica (Joinville), evitando deslocamento do funcionário em vários endereços;
  • Possuímos um Software específico e personalizado, auxiliando nos controles de periódicos e na gestão da medicina do trabalho como um todo,
  • Nosso software já está sendo atualizado para gerar o arquivo em xml no leiaute do eSocial, exportando as informações necessárias para a empresa ou para contabilidade, onde possam retransmitir ao e-Social, não gerando retrabalhos
  • Retorno e orientações de conduta sobre exames alterados;
  • Parceria em SIPATs;
  • Suporte Técnico em Medicina e Segurança do Trabalho diretamente com diretor técnico;
  • Horário de atendimento Médico das 8h as 12h e das 13:30h as 18h de segunda-feira a sexta-feira;

Conheça nossos serviços:

  • Consultoria e Assessoria em Medicina do Trabalho
  • Elaboração e coordenação de PCMSO
  • Realização de Periódicos diretamente nas empresas (acima de 15 de exames)
  • Consultoria Técnica em Processos Trabalhistas

Exames Clínicos:

  • Admissionais
  • Periódicos
  • Demissionais
  • Retorno ao Trabalho
  • Mudança de Função
  • Consultas Ocupacionais
  • Homologação de Atestado

Exames Complementares:

  • Audiometrias
  • Exames Laboratoriais – terceirizado
  • Exames de Imagem – terceirizado
  • Acuidade Visual
  • Dinamometria
  • Espirometria
  • ECG – Eletrocardiograma
  • EEG – Eletroencefalograma