NR 17 – ANEXO II – Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing

Objetivo: Capacitar ou reciclar todos os trabalhadores de operação de teleatendimento/telemarketing para o conhecimento das formas de adoecimento relacionadas à sua atividade, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção.

A quem se destina: Todos os trabalhadores de atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço.

Carga Horária: 4 horas.

Conteúdo Programático:

A capacitação inclui os seguintes itens:

  1. noções sobre os fatores de risco para a saúde em teleatendimento/telemarketing;
  2. medidas de prevenção indicadas para a redução dos riscos relacionados ao trabalho;
  3. informações sobre os sintomas de adoecimento que possam estar relacionados a atividade de
  4. teleatendimento/telemarketing, principalmente os que envolvem o sistema osteomuscular, a saúde mental, as funções vocais, auditivas e acuidade visual dos trabalhadores;
  5. informações sobre a utilização correta dos mecanismos de ajuste do mobiliário e dos equipamentos dos postos de trabalho, incluindo orientação para alternância de orelhas no uso dos fones mono ou bi-auriculares e limpeza e substituição de tubos de voz;

OBS: O Material didático do conteúdo apresentado será distribuído aos trabalhadores.

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