NR 17 – ANEXO II – Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing
Objetivo: Capacitar ou reciclar todos os trabalhadores de operação de teleatendimento/telemarketing para o conhecimento das formas de adoecimento relacionadas à sua atividade, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção.
A quem se destina: Todos os trabalhadores de atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço.
Carga Horária: 4 horas.
Conteúdo Programático:
A capacitação inclui os seguintes itens:
- noções sobre os fatores de risco para a saúde em teleatendimento/telemarketing;
- medidas de prevenção indicadas para a redução dos riscos relacionados ao trabalho;
- informações sobre os sintomas de adoecimento que possam estar relacionados a atividade de
- teleatendimento/telemarketing, principalmente os que envolvem o sistema osteomuscular, a saúde mental, as funções vocais, auditivas e acuidade visual dos trabalhadores;
- informações sobre a utilização correta dos mecanismos de ajuste do mobiliário e dos equipamentos dos postos de trabalho, incluindo orientação para alternância de orelhas no uso dos fones mono ou bi-auriculares e limpeza e substituição de tubos de voz;
OBS: O Material didático do conteúdo apresentado será distribuído aos trabalhadores.